Os caças Tejas estariam completamente armados e prontos para fortalecer o poder aéreo do país na região do oceano Índico, onde a China vem elevando sua presença, com mais navios de guerra e submarinos.
O marechal-chefe da Aeronáutica, Rakesh Kumar Singh Bhadauria, teria pilotado o caça Tejas monologar durante um show em Sulur, considerado como o primeiro grande evento da IAF desde o início da pandemia da COVID-19.
O Ministério da Defesa da Índia transmitiu que o 18º esquadrão foi formado em 1965 e havia participado da guerra de 1971 com o Paquistão. O esquadrão ressurgiu em 1º de abril deste ano na base de Sulur.
Indian Air Force Chief Air Chief Marshal RKS Bhadauria flew the LCA Tejas fighter with 45 Squadron at Air Force Station Sulur.
— Rishikesh Kumar (@rishhikesh) May 27, 2020
Fully Loaded Tejas will play major role while dealing with enemy in the Indian Ocean Region#Tejas pic.twitter.com/OnwVIEp6kP
O chefe da Força Aérea indiana, marechal-chefe da Aeronáutica Rakesh Kumar Singh Bhadauria, voou o caça Tejas com o 45º Esquadrão na Estação da Força Aérea de Sulur. Os Tejas totalmente armados desempenharão um papel importante ao lidar com o inimigo na região do oceano Índico.
A aeronave de quarta geração, Tejas, que não possui cauda, está equipado com um sistema de controle de voo fly-by-wire, aviônicos digitais integrados e radar multimodo.
O caça supersônico ainda conta com recursos de reabastecimento ar-ar, canhões, tanques adicionais e capacidades de mísseis além do alcance visual (BVR, na sigla em inglês).
A fabricante Hindustan Aeronautics Limited deve entregar 16 caças Tejas totalmente equipados à IAF até setembro de 2022.
Anteriormente, foi comissionado o primeiro esquadrão equipado com caças Su-30MKI armados com mísseis BrahMos na base sul. Na ocasião, o oficial da Força Aérea indiana havia destacado a importância do papel da região do oceano Índico na paz, segurança e prosperidade regionais.
A IAF desenvolveu a Base Sulur como uma das mais bem equipadas do país. O esquadrão de caças Tejas é o quinto esquadrão a estar baseado em Sulur.