Os animais foram encontrados no Parque Nacional da Peneda-Gerês, no norte de Portugal. Contudo, os cientistas acreditam que esses morcegos podem estar espalhados por toda a região Norte do país.
Os especialistas compilaram um catálogo genético de todos os morcegos encontrados em Portugal e, inesperadamente, descobriram uma nova espécie, designada morcego-de-bigodes de Alcathoe (Myotis alcathoe).
Na realidade, a espécie em questão já havia sido identificada antes, mas devido a suas características serem "muito semelhantes e quase indistinguíveis", esses morcegos acabaram sendo registados como Mytosis mystacinus. Só quando o seu DNA foi sequenciado se descobriu que afinal pertenciam à espécie Myotis alcathoe, cuja presença em Portugal era desconhecida.
São agora 27 as espécies de morcegos conhecidas em Portugal Continental. A lista foi atualizada pelos investigadores do @CIBIO_InBIO com a descoberta do morcego-de-bigodes de Alcathoe (Myotis alcathoe). https://t.co/L5qjEDkwZq
— Universidade Porto (@UPorto) August 3, 2020
"De acordo com este estudo, o DNA do indivíduo capturado no [parque do] Gerês corresponde na realidade à espécie Myotis alcathoe, cuja presença em Portugal era até agora desconhecida", lê-se no artigo publicado na revista Biodiversity Data Journal.
Segundo o CIBIO-InBIO, esta espécie foi descrita por cientistas em 2001 em morcegos encontrados na Grécia e na Hungria e, desde então, a "sua presença tem vindo a ser confirmada um pouco por toda a Europa".