No dia 29 de setembro, Teerã havia reportado a destruição de um drone estrangeiro não identificado na província do leste do Azerbaijão, ao sul da região de conflito de Nagorno-Karabakh.
Imagens não confirmadas surgiram nas redes sociais, mostrando destroços de drone no solo em um campo aberto.
#Azerbaijan
— IWN (@A7_Mirza) October 13, 2020
Harop drone shot down by #Iran’s air defense systems in the agricultural lands of Ozan Tappeh Olya village of #Parsabad town in #Ardabil province. pic.twitter.com/mhI2HwqpDb
Um drone Harop foi abatido pelos sistemas iranianos de defesa antiaérea na zona agrícola de Ozan Tappeh Olya, vila de Parsabad, na província de Ardabil.
O drone mostrado nas imagens é similar ao Harop, um drone que se transforma em munição desenvolvido pela Israel Aerospace Industries.
De acordo com informações, o acidente não causou danos. Além disso, uma investigação está sendo conduzida para determinar se o drone pertencia às forças azeris ou armênias.
A Armênia tem acusado Israel e Turquia de vender designs de drones ao Azerbaijão. Atualmente, as forças armênias contam com um pequeno número de drones para uso militar, incluindo os drones de reconhecimento X-55 e o Krunk.
Os confrontos eclodiram em Nagorno-Karabakh em 27 de setembro, tendo já deixado centenas de mortos e feridos. A Rússia, França e Estados Unidos estão entre os países que pediram o fim imediato das hostilidades na região disputada.