Brasil registra queda em média móvel de mortes e casos de COVID-19
Nesta terça-feira (13), Brasil registrou mais 354 mortes e 12.220 casos de COVID-19, de acordo com consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa. Com isso, as médias móveis de número de mortes e casos da doença apresentaram tendência de queda pelo segundo dia consecutivo. O consórcio alerta, no entanto, que números menores normalmente são reportados durante os fins de semana e feriados prolongados. Além disso, o político Ciro Gomes e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, ambos parte de grupo de risco, confirmaram testes positivos para a doença.
Bolsonaro prorroga até dezembro programa que reduz jornada e salário
Nesta quarta-feira (14), a prorrogação do programa que permite a redução de jornada de trabalho e salários deve ser publicada no Diário Oficial da União. O Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEM) foi instituído como medida provisória em abril e continuará valendo até o dia 31 de dezembro, quando os acordos desta natureza entre patrões e empregados devem ser encerrados. O programa permite a redução proporcional de jornada e salários em 25%, 50% ou 70%, e pode vigorar enquanto durar o estado de calamidade pública declarado no país em função do novo coronavírus.
Trump faz campanha em estados decisivos a 21 dias das eleições nos EUA
Nesta quarta-feira (14), o presidente e candidato à reeleição dos EUA, Donald Trump, deve cumprir agenda de campanha no estado decisivo de Iowa. A menos de três semanas das eleições, o presidente dos EUA tenta ganhar o tempo que perdeu durante tratamento e quarentena pela COVID-19. Nesta terça-feira (13), o Twitter informou ter suspendido contas falsas de supostos afro-americanos apoiadores de Trump. As contas violavam a política da empresa e angariavam milhares de seguidores em poucos dias, informou porta-voz da empresa baseada em São Francisco.
Negociações entre Líbano e Israel iniciam em Naqura
Nesta quarta-feira (14), negociações históricas entre Líbano e Israel terão início na sede da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL, na sigla em inglês) na cidade de Naqura. Com mediação de EUA, ONU e Argélia, Líbano e Israel, países que se encontram em estado de guerra, devem negociar a demarcação de sua fronteira marítima. A medida pode favorecer o desenvolvimento da indústria de gás natural no Mediterrâneo. Enfrentando grave crise econômica, o Líbano insiste que as negociações são de natureza técnica e não levarão à normalização das relações diplomáticas com Israel.
Combates em Nagorno-Karabakh continuam, diz Ministério da Defesa armênio
Nesta quarta-feira (14), o porta-voz do Ministério da Defesa da Armênia, Artsrun Ovannisyan, disse que combates na linha de contato na região de Nagorno-Karabakh continuam. "Combates de artilharia de intensidades variáveis continuam", escreveu Ovannisyan em sua conta no Facebook. O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, telefonou para seus homólogos na Armênia e Azerbaijão para pedir a implementação do cessar-fogo acordado em Moscou, no dia 10 de outubro, informou o ministério russo.
Rússia preside 5ª reunião dos ministros da Energia do BRICS
Nesta quarta-feira (14), a Rússia vai presidir a quinta reunião de ministros da Energia do BRICS, grupo que compreende Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Conduzida virtualmente em função da pandemia de COVID-19, a reunião deve ter início às 08h00 do horário de Brasília. As partes devem debater plano de ação para o desenvolvimento da cooperação energética entre 2020 e 2025, além de definir os rumos da plataforma do BRICS para pesquisa na área de energia.