O veículo aéreo não tripulado de longo alcance, chamado de Blue Water UAS, foi projetado para operar com forças navais que geralmente operam com ventos fortes em mar aberto e requerem uma aeronave capaz de pousar em embarcações que se movem rapidamente pelo mar.
A tecnologia adotada pelo drone permite que o equipamento possa operar em algumas destas condições e será necessário seu desenvolvimento posterior para cumprir todas as exigências navais, segundo comunicado da Marinha dos EUA.
"A demonstração de abastecimento do Ford pelo Blue Water UAS é um primeiro passo para revolucionar o apoio logístico para maximizar a disponibilidade operacional e letal para estes ativos críticos e capitais", afirmou o capitão John Bush, diretor de Engenharia e Material Aeronáutico da Força Aérea Naval do Atlântico.
Atualmente, os serviços logísticos destinados aos porta-aviões são realizados por helicópteros MH-60 e aeronaves MV-22, contudo, o Blue Water poderia realizar entregas similares, porém com maior eficiência e menor custo.
Em outubro, o Centro de Guerra Aérea Naval obteve um protótipo de drone para demonstrar o transporte de carga de longo alcance de navio para navio e de navio para terra na Estação Aérea Naval de Patuxent River.