Milhares de pessoas relataram terem visto uma luz brilhante cruzando o céu às 21h54 (18h54 horário de Brasília) no dia 28 de fevereiro. O evento também foi capturado por uma série de câmeras especiais operadas pela UK Fireball Alliance, instituição que visa recuperar meteoritos recém-caídos no Reino Unido.
As informações das câmeras permitiram encontrar a provável área da queda dos destroços do meteorito. Um pedaço foi descoberto na pequena cidade de Winchcombe, segundo a emissora BBC
Os cientistas britânicos estavam tão emocionados pela descoberta rara que o dr. Richard Greenwood, pesquisador de meteoritos da Open University (Londres), disse que suas pernas começaram a tremer depois que um homem, que desejava permanecer anônimo, mostrou a ele uma pequena pedra preta bizarra encontrada perto de sua garagem.
New footage of the #fireball tonight. Sent by Katie Parr pic.twitter.com/J4jmsM9tFj
— UK Meteor Network (@UKMeteorNetwork) February 28, 2021
Novo vídeo do meteorito nesta noite. Envido por Katie Parr
O fragmento achado do meteorito é uma rocha negra, que tem apenas alguns centímetros. A análise do pedaço mostrou que é o meteorito do tipo condrito carbonáceo. Sua composição química é parecida com a da nebulosa solar que originou nosso Sistema Solar. Existem cerca de 65 mil meteoritos em coleções em todo o mundo e apenas 51 deles são do tipo condrito carbonáceo.
"Os condritos carbonáceos são particularmente especiais porque são essencialmente os blocos de construção de nosso Sistema Solar que sobraram. Muitos contêm compostos orgânicos simples e aminoácidos, alguns deles contêm minerais formados pela água, então, todos os ingredientes existem para entender como você faz um planeta habitável como a Terra", disse a dra. Ashley King, do Museu da História Natural, acrescentando que nada parecido havia sido registrado no Reino Unido antes.
Os cientistas sugerem que mais fragmentos desse meteorito serão descobertos, já que pediram às pessoas na área onde o corpo celeste caiu para ficarem atentas.