O Mazagon Dock, o maior estaleiro naval do país, entregou a embarcação à Marinha após dois anos de testes no mar. A empresa estatal está montando seis submarinos Scorpene, em parceria com o construtor francês Naval Group (antigo DCNS).
De acordo com a Marinha indiana, o submarino conta com tecnologia de ponta, que garante características furtivas superiores, tecnologias avançadas de silenciamento acústico, baixos níveis de ruído irradiado, estrutura hidrodinâmica otimizada e a capacidade de lançar um ataque paralisante contra o inimigo usando armas guiadas de precisão.
"A Marinha indiana tem sido uma forte defensora da produção doméstica e autossuficiência na área da defesa nas últimas sete décadas. Atualmente, dos 42 navios de superfície e submarinos encomendados, 40 deles estão sendo construídos em estaleiros indianos", afirmou o almirante Karambir Singh.
As embarcações da classe Scorpene têm um motor de propulsão de ímã permanente, que guia estas embarcações sob a água de forma silenciosa, a uma velocidade de 37 quilômetros por hora.
Para enfrentar a influência marítima da China em suas águas, a Índia vem fortalecendo os laços militares com países ribeirinhos do oceano Índico.