Corte nos EUA remove proibição de investimento na Xiaomi

© REUTERS / Abhishek N. ChinnappaLogotipo da Xiaomi dentro do escritório da empresa em Bengaluru, Índia, 18 de janeiro de 2018
Logotipo da Xiaomi dentro do escritório da empresa em Bengaluru, Índia, 18 de janeiro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 13.03.2021
Nos siga no
Um juiz distrital de Washington, EUA, impediu que uma decisão do Departamento de Defesa dos EUA de janeiro, que restringiria a Xiaomi, tivesse efeito, uma ação saudada pela empresa chinesa.

Um juiz federal dos EUA bloqueou temporariamente na sexta-feira (12) uma decisão de janeiro de 2021 da administração de Donald Trump, então presidente norte-americano, que forçava cidadãos do país a vender seus interesses na empresa chinesa Xiaomi até o fim do domingo (14), conforme relatado pela agência Reuters.

Rudolph Contreras, juiz distrital em Washington, disse que o tribunal "conclui que os réus [Departamento da Defesa dos EUA] não provaram que os interesses de segurança nacional em jogo aqui são convincentes", comentando que a Xiaomi não é efetivamente controlada ou associada a terceiros sob propriedade ou controle do governo chinês ou seus serviços de segurança.

A deliberação de janeiro acusava a empresa de smartphones de ter ligações ao Exército de Libertação Popular (ELP) da China. O próprio Departamento de Defesa não deu à Reuters uma resposta imediata à nova decisão.

Por sua vez, um porta-voz da Xiaomi elogiou em declarações ao jornal Global Times a decisão de Contreras, chamando de "arbitrário e caprichoso" o parecer de janeiro, dizendo que a empresa é "largamente detida, de capital aberto, administrada de forma independente", e que oferece produtos somente para uso civil e comercial.

"A Xiaomi planeja continuar solicitando que o tribunal declare a designação ilegal e retire permanentemente a designação", referiu. No fim de janeiro a empresa de smartphones apelou a uma corte norte-americana para ser removida da lista.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала