A embarcação, equipada com baterias de íons de lítio, é a 12ª e última da classe Soryu. Sua quilha foi assente em janeiro de 2017 e o submarino foi lançado à água em novembro de 2019, segundo o portal Naval News.
24 MAR, the JMSDF held the Ship Commissioning ceremony of the submarine TORYU at Kobe Works, Kawasaki Heavy Industries, Ltd. TORYU is the 12th of SORYU class submarine and her name meaning a fighting dragon.#dragon #submarine #JMSDF pic.twitter.com/5OT9c9MS4A
— Japan Maritime Self-Defense Force (@jmsdf_pao_eng) March 24, 2021
24 de março, a JMSDF realizou a cerimônia de comissionamento do submarino Toryu no estaleiro de Kobe, da Kawasaki Heavy Industries. O Toryu é o 12º submarino da classe Soryu e seu nome significa Dragão Lutador.
O projeto conta com maior capacidade de navegação subaquática graças às baterias de íon-lítio. O JS Toryu é a segunda embarcação a contar com estas baterias, já que os outros dez usam baterias de chumbo-ácido.
Os navios da classe Soryu, versão aperfeiçoada da classe Oyashio, são os maiores submarinos de propulsão convencional do mundo.
O SS-512 tem um comprimento de 84 metros e um deslocamento de 2.950 toneladas, podendo atingir uma velocidade de até 20 nós.