Trata-se do tanque Challenger 2, o principal veículo de combate das tropas terrestres britânicas. O entusiasta, que afirmou ser um comandante deste tipo de tanque na base militar de Tidworth, compartilhou seu manual e seu guia de manutenção em um fórum especializado do jogo para demonstrar que o projeto do tanque virtual tinha certas desvantagens e deveria ser melhorado.
Os moderadores do fórum removeram rapidamente a publicação. Apesar de se tratar de um documento editado, não classificado e restrito no Reino Unido, e de não mostrar todos os principais componentes do veículo, o Ministério da Defesa do Reino Unido entrou em contato com os criadores do jogo, o estúdio russo Gaijin Entertainment, para avisar que os documentos não podem ser divulgados.
"Temos a confirmação por escrito do Departamento de Defesa que este documento permanece classificado. Se prosseguíssemos a publicação, estaríamos violando a Lei de Segredos de Estado, segundo a advertência na primeira página do documento, delito que pode levar a uma pena de até 14 anos de prisão em caso de julgamento", informou a administração do fórum.
Além disso, ressaltou que estas ações colocam em risco tanto os representantes do estúdio, como os cidadãos britânicos em geral, pois "a retenção não autorizada de um documento protegido é crime".
Assim, todos os esforços do jogador foram inúteis, já que o estúdio não tem o direito de usar os documentos classificados para melhorar o projeto de seus modelos no videogame.