- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidentes da Colômbia e Venezuela participarão da reabertura da fronteira

© AP Photo / Ariana CubillosO presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se encontra com o novo embaixador da Colômbia, Armando Benedetti, no Palácio Miraflores, em Caracas, Venezuela, 29 de agosto de 2022
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se encontra com o novo embaixador da Colômbia, Armando Benedetti, no Palácio Miraflores, em Caracas, Venezuela, 29 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.09.2022
Nos siga no
O ministro dos Transportes da Colômbia, Guillermo Reyes, anunciou nesta terça-feira (20) que o presidente colombiano, Gustavo Petro, e seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, se encontrarão na fronteira na próxima segunda-feira (26) no evento de reabertura.
O ministro disse que ainda não está certo o local da cerimônia de reabertura, mas garantiu a presença dos dois chefes de Estado. Segundo ele, o ato provavelmente ocorrerá na Ponte Internacional Simón Bolívar.

"No dia 26, os dois presidentes, o presidente Nicolás Maduro e nosso presidente Gustavo Petro, [...] estarão presentes na cerimônia de abertura", disse o ministro.

Reyes deu detalhes de como será a reabertura da fronteira e o processo para realizar essa tarefa.
"Em primeira instância, será inaugurada a Ponte Internacional Simón Bolívar, entre San Antonio del Táchira e Cúcuta (nordeste), e a Ponte Francisco de Paula Santander, entre Ureña e Cúcuta (nordeste)", acrescentou.
A fronteira entre Colômbia e Venezuela está fechada desde 2015, após uma crise diplomática que se aprofundou depois que o ex-presidente Iván Duque (2018-2022) reconheceu o ex-deputado oposicionista Juan Guaidó como presidente.
A chegada de Petro à presidência da Colômbia promoveu uma reviravolta nas relações entre os países, que estavam bastante tensionadas — e oficialmente rompidas — nos últimos anos. Caracas acusava o governo do ex-presidente Iván Duque de se aliar aos Estados Unidos para desestabilizar Maduro e de proteger fugitivos condenados no país vizinho.
Na segunda-feira (20), o governo colombiano anunciou que a empresa venezuelana de fertilizantes Monómeros, com sede em seu território, será novamente controlada pelo governo Maduro.
Gustavo Petro e Francia Márquez comemoram na Movistar Arena, em Bogotá, após vitória na eleição presidencial colombiana - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2022
Panorama internacional
Colômbia e a 'onda rosa': como a América Latina está cada vez mais distante dos EUA e da OTAN
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала