Polônia admite implantar armas nucleares dos EUA no país
03:31 06.10.2022 (atualizado: 05:11 06.10.2022)
© AP Photo / Dmitry LovetskyUrânio retirado de armas nucleares russas segue para os EUA para ser utilizado como fonte de energia elétrica, em parceria chamada Megatons para Megawatts, em 2013
© AP Photo / Dmitry Lovetsky
Nos siga no
O presidente polonês, Andrzej Duda, reconheceu que Varsóvia manteve negociações com Washington sobre armas nucleares e que o "tema está em aberto".
"O primeiro problema consiste em que não temos armas nucleares. Não há indícios de que nós, a Polônia, as venhamos a obter em um futuro próximo", declarou o presidente em uma entrevista à Gazeta Polska.
Neste contexto, o líder polonês destacou que "sempre há uma possibilidade potencial de participar do programa de compartilhamento nuclear", que permite a alguns países da OTAN, não detentores de armas nucleares próprias, obtê-las, implantá-las e usá-las em caso de necessidade.
"Falamos com os líderes norte-americanos sobre se os EUA estão considerando esta possibilidade. O tema está em aberto", ressaltou.
Anteriormente, o vice-primeiro-ministro polonês, Jaroslaw Kaczynski, declarou que a Polônia estava disposta a abrigar em seu território armas nucleares dos EUA, e defendeu a possibilidade de aumentar a presença de tropas americanas nas fronteiras com a Rússia.