- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA pediram à Hungria para invadir Sérvia durante conflito em 1999, revela presidente sérvio

© Sputnik / Oleg Ivanov  / Acessar o banco de imagensMilitares sérvios e blindados pesados perto do povoado Rashka e do posto de controle Yarine, na fronteira administrativa entre a Sérvia central e o norte do Kosovo, 27 de setembro de 2021
Militares sérvios e blindados pesados perto do povoado Rashka e do posto de controle Yarine, na fronteira administrativa entre a Sérvia central e o norte do Kosovo, 27 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.10.2022
Nos siga no
O presidente sérvio Aleksandar Vucic revelou no sábado (8) que líderes dos EUA e do Reino Unido, incluindo o presidente Bill Clinton, pediram à Hungria que invadisse a Sérvia por terra em 1999. No entanto, o premiê húngaro Viktor Orbán, que falou a Vucic sobre o pedido, recusou.
"Quanto ao Kosovo, vou dizer algo que vocês não sabiam. Em 1999, a Hungria deveria atacar a Sérvia com forças terrestres, o que me foi confirmado pelo [primeiro-ministro húngaro] Viktor Orbán e foi autorizado a revelar à opinião pública. O presidente dos EUA Bill Clinton exigiu, tal como os britânicos, que eles atacassem a República da Sérvia pelo norte para que nós estendêssemos nossas forças para Vojvodina, o que Viktor Orbán recusou [fazer] e estava sob grande pressão. O [chanceler alemão] Gerhard Schroder o ajudou a lidar com essa pressão da Casa Branca", disse Vucic.
De acordo com ele, a ex-premiê britânica Margaret Thatcher mais tarde repreendeu Orbán dizendo que "por causa de sua recusa morreram mais soldados britânicos", disse presidente sérvio.
Hungria se juntou à OTAN no início de 1999, mas não participou da campanha militar.
Uma mulher sérvia não identificada inspeciona os destroços de sua casa, destruída em ataques aéreos da OTAN na vila de Vidrici, perto de Sokolac, cerca de 50 km a nordeste de Sarajevo, 30 de agosto de 1995 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2022
Panorama internacional
Belgrado diz que Kiev silencia sobre bombardeio da OTAN na Iugoslávia, mas pede por sanções à Rússia
Em 1999, um conflito entre os separatistas albaneses do Exército de Libertação do Kosovo, o Exército e a polícia da Sérvia resultou no bombardeio da Iugoslávia, na época composta pela Sérvia e Montenegro.
A operação militar da OTAN foi lançada sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU e com base na afirmação dos países ocidentais de que as autoridades da Iugoslávia teriam feito uma limpeza étnica no Kosovo, provocando uma catástrofe humanitária.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала