Avanço da China permitirá usar armas hipersônicas a partir de porta-aviões, aponta mídia

© AP Photo / Kin CheungPorta-aviões Liaoning perto do porto de Hong Kong, China (foto do arquivo)
Porta-aviões Liaoning perto do porto de Hong Kong, China (foto do arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 11.10.2022
Nos siga no
Cientistas chineses alcançaram um avanço tecnológico que permitirá instalar e lançar mísseis hipersônicos dos porta-aviões do país.
Especialistas do Exército chinês afirmam que os porta-aviões chineses poderão carregar armas hipersônicas graças a um avanço na tecnologia de logística que simplifica e acelera o reparo e a manutenção destes armamentos.
As armas hipersônicas são projetadas para serem lançadas de aeronaves, não de porta-aviões. Esses mísseis podem ter uma ampla gama de alvos importantes no ar ou superfície, bem como serem usados como armas antissatélite.
De acordo com a equipe liderada por Xiao Jun, pesquisador da Academia de Mísseis Aéreos da China, as armas hipersônicas de lançamento aéreo da China, que ainda não foram reveladas ao público, têm semelhanças com o míssil russo Kinzhal, que pode atingir dez vezes a velocidade do som, com um alcance de 1.000 km, escreve South China Morning Post.
Ressalta-se que os mísseis hipersônicos poderiam aumentar o alcance de combate da frota de porta-aviões da China para mais de 2.500 km (distância aproximada do leste de Taiwan a Guam) através de ataques aéreos ultrarrápidos, capazes de penetrar a maioria dos sistemas de defesa antiaérea.
Mas as armas hipersônicas são mais difíceis de manter ou reparar do que os mísseis convencionais, especialmente no mar. Até o momento não houve relatos de tecnologia hipersônica sendo usada em porta-aviões.
Xiao e seus colegas disseram que a inovação para o reparo rápido e manutenção de armas hipersônicas passou por rigorosos testes de campo conduzidos pelos militares em um ambiente de porta-aviões e em outras condições de combate desafiadoras.
Veículos militares chineses demonstrando o míssil balístico DF-41 durante o desfile militar em homenagem aos 70 anos da criação da República Popular da China - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2022
Panorama internacional
China exibe imagens de mísseis nucleares assassinos de porta-aviões 'em alerta aos EUA'
Indica-se que esta tecnologia, que ainda não está disponível em outros países, serviria "um grande número de equipamentos de mísseis aéreos que são distribuídos amplamente em bases militares no interior [do país], aeroportos costeiros e porta-aviões no alto mar", escreveu a equipe de pesquisadores em artigo publicado na revista Aero Weaponry.
A China construiu três porta-aviões e tem mais em construção. O mais recente, Fujian, está equipado com um avançado sistema de catapulta alimentado por eletricidade, que permite lançar aeronaves com uma carga mais pesada.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала