Zelensky: pelo menos 10 milhões de ucranianos estão sem eletricidade
00:18 18.11.2022 (atualizado: 02:06 18.11.2022)
© AP Photo / Emilio MorenattiIdosa olha pela janela em Kiev durante blecaute, em 20 de outubro de 2022
© AP Photo / Emilio Morenatti
Nos siga no
Nesta sexta-feira (18), o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, afirmou que cerca de dez milhões de ucranianos estão sem eletricidade desde a noite da quinta-feira (17) em pelo menos quatro regiões.
A declaração de Zelensky foi publicada pelo portal ucraniano Strana.
"A mitigação das consequências dos ataques tem estado em curso durante todo o dia. Neste momento, dez milhões de ucranianos estão sem eletricidade. A maioria deles são das regiões de Vinnitsa, Odessa, Sumy e Kiev", disse o presidente ucraniano, conforme citado pela mídia ucraniana.
O chefe da empresa de energia ucraniana YASNO (D. Solutions), Sergei Kovalenko, disse anteriormente que Kiev enfrentou apagões de emergência recordes ao longo da quinta-feira (17). Já Dmitry Sakharuk, CEO da empresa ucraniana D. TEK, que inclui a YASNO como subsidiária, disse mais cedo que cerca de 40% dos consumidores ucranianos não tinham eletricidade.
© AP Photo / Andrew KravchenkoO presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, participa de uma entrevista coletiva em Kiev, na Ucrânia, terça-feira, 23 de agosto de 2022
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, participa de uma entrevista coletiva em Kiev, na Ucrânia, terça-feira, 23 de agosto de 2022
© AP Photo / Andrew Kravchenko
Ruslan Martsinkiv, prefeito da cidade ucraniana de Ivano-Frankivsk, pediu na quinta-feira (17) aos cidadãos que vivem em prédios com muitos andares que se mudem para o campo durante o inverno devido às quedas de energia.
A Rússia realiza ataques aéreos contra as infraestruturas militares e energéticas da Ucrânia desde 10 de outubro, dois dias após um ataque contra a ponte da Crimeia, que Moscou atribui aos serviços especiais ucranianos.
Em 1º de novembro, Zelensky disse que cerca de 40% da infraestrutura energética da Ucrânia havia sido danificada como resultado desses ataques, levando a apagões em massa em todo o país.