Lukashenko: Belarus precisa da Rússia para defender sua soberania
01:08 20.12.2022 (atualizado: 02:22 20.12.2022)
© Sputnik / Vitaly AnkovO presidente belarusso, Aleksandr Lukashenko, gesticula durante evento em Vladivostok, na Rússia, 13 de abril de 2022
© Sputnik / Vitaly Ankov
Nos siga no
Na segunda-feira (19), o presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, deu declarações salientando a importância da Rússia para seu país, apontando que Minsk depende de Moscou em diversas áreas.
A declaração do presidente belarusso ocorreu logo após um encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no qual diversos pontos da relação entre os países foram discutidos.
"A Rússia vive sem nós, mas nós não vivemos sem ela. E concordamos aqui que sim, vamos agir em igualdade de condições", disse o mandatário após a conversa com Putin.
© Sputnik / Pool / Acessar o banco de imagensO presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente belarusso, Aleksandr Lukashenko, antes das negociações em Minsk, em 19 de dezembro de 2022
O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente belarusso, Aleksandr Lukashenko, antes das negociações em Minsk, em 19 de dezembro de 2022
© Sputnik / Pool
/ O líder de Belarus foi ainda mais além e afirmou que a defesa da soberania de seu país depende do apoio de Moscou.
"Estamos prontos para defender nossa independência e soberania sozinhos, sem a Rússia? Não somos! E em tempos difíceis ele [Putin] não se recusou a isso", disse.
O presidente Lukashenko também comentou que Belarus depende da Rússia em termos energéticos. Segundo ele, a questão não é só de volume em relação à energia vinda do país vizinho, mas também dos "preços favoráveis" que Belarus necessita.
"Indústria de energia. Estamos produzindo gás? Não, recebemos gás natural da Rússia, um país fraterno. Estamos produzindo 25 milhões de toneladas de petróleo para abastecer refinarias de petróleo? Não. A quem recorremos? Rússia", disse.