Materiais bélicos ganham destaque em meio a disputas diplomáticas entre potências em 2022
09:20 28.12.2022 (atualizado: 06:16 29.12.2022)
© Sputnik / Konstantin MorozovTanque russo T-72B3
© Sputnik / Konstantin Morozov
Nos siga no
Em diversos momentos da história, a ciência foi usada para fins bélicos, aperfeiçoando estratégia, logística e armamentos.
As avançadas tecnologias são vistas como elementos essenciais para um exército bem-sucedido.
Com os atuais conflitos entre as potências mundiais, está surgindo uma nova corrida armamentista, tanto que a Sputnik Brasil decidiu listar os equipamentos que se destacaram em 2022:
Destróieres Type 055 da China
O destróier Type 055 Anshan da Marinha da China obteve capacidade operacional após concluir seu teste de aceitação.
A Marinha chinesa anunciou o comissionamento de seis grandes destróieres Type 055. As embarcações desta classe contam com um deslocamento de 10.000-13.000 toneladas e sistemas de lançamento vertical de mísseis de 112 células.
© Foto / HandoutDestróier Type 055 comissionado pelo Exército de Libertação Popular da China (ELP)
Destróier Type 055 comissionado pelo Exército de Libertação Popular da China (ELP)
© Foto / Handout
Tanque T-90M
Um lote de tanques T-90M Proryv começou a operar em um regimento das forças russas que participa da operação militar especial.
O T-90M tem uma nova armadura, o sistema de proteção dinâmica Relikt ERA, "mais recente e mais capaz", que "oferece até 50% de [mais] proteção contra certos tipos de projéteis".
Além disso, o veículo está equipado com o sistema de automatização de disparo Kalina, que permite a detecção dos alvos com maior rapidez, bem como a eliminação dos mesmos com maior precisão.
© SputnikVerificação das funcionalidades do tanque T-90 russo durante operação especial
Verificação das funcionalidades do tanque T-90 russo durante operação especial
© Sputnik
Míssil supersônico turco TRG-230
O míssil TRG-230 deve complementar a frota de drones TB2 Akinci para ser utilizado amplamente em operações internacionais, com o míssil sendo apontado pelo drone e lançado do solo para atingir os alvos.
Recentemente, o projétil TRG-230 foi lançado a partir de um drone Bayraktar Akinci, atingindo seu alvo a uma distância de 100 quilômetros.
© Foto / RoketsanMíssil turco TRG-230
Míssil turco TRG-230
© Foto / Roketsan
Drone FH-97A do tipo loyal wingman da China
Novo drone da China FH-97A do tipo loyal wingman, um tipo de veículo aéreo não tripulado (VANT) que pode acompanhar aeronaves tripuladas em suas missões e fornecer dados de inteligência, pode mudar muito o conceito de combate aéreo, segundo empresa desenvolvedora.
O FH-97A pode realizar reconhecimento colaborativo com aeronaves para missões especiais, já que consegue detectar ameaças potenciais e fornecer alerta precoce voando à frente da aeronave tripulada, ou também é capaz de estender o tempo e o escopo de reconhecimento, aproveitando sua longa autonomia de voo e alcance.
© ALY SONGModelo de drone FH-97 da Feihong é visto de lado em exibição na Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China, ou Show Aéreo da China, em Zhuhai, província de Guangdong, China, 29 de setembro de 2021
Modelo de drone FH-97 da Feihong é visto de lado em exibição na Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China, ou Show Aéreo da China, em Zhuhai, província de Guangdong, China, 29 de setembro de 2021
© ALY SONG
Submarino russo Velikie Luki
O Ministério da Defesa da Rússia informou o lançamento do novo submarino Velikie Luki, do projeto 677 Lada, no estaleiro da Admiralteiskie Verfi, na cidade de São Petersburgo.
Os submarinos deste projeto têm menor assinatura acústica em comparação com os anteriores do projeto 636, bem como novos sistemas de combate.
A embarcação possui características furtivas e novas tecnologias e materiais em sua estrutura. Seu armamento inclui torpedos de 533 milímetros, mísseis de cruzeiro de alta precisão Kalibr-PL e sistemas antiaéreos.
O submarino também conta com um método de recarga rápida que permite lançar em pouco tempo todo seu arsenal de 18 projéteis.
Com um deslocamento de 1.765 toneladas, ele pode descer a uma profundidade de 300 metros, além de ter uma autonomia de 45 dias.
© Foto / Assessoria de imprensa do estaleiro da Admiralteiskie VerfiLançamento do novo submarino Velikie Luki, do projeto 677 Lada, no estaleiro da Admiralteiskie Verfi, na cidade de São Petersburgo
Lançamento do novo submarino Velikie Luki, do projeto 677 Lada, no estaleiro da Admiralteiskie Verfi, na cidade de São Petersburgo
© Foto / Assessoria de imprensa do estaleiro da Admiralteiskie Verfi
Drone turco Kizilelma
A nova aeronave turca do tipo loyal wingman conta com características furtivas e capacidade de realizar missões embarcadas.
Ou seja, com esta característica, o drone poderá realizar operações de pouso e decolagem a partir do convés do TCG Anadolu, um navio de assalto anfíbio da Marinha turca.
O equipamento ainda conta com duas baias internas e seis pontos externos para transporte de mísseis e bombas inteligentes.
© Foto / Baykar TechNovo drone furtivo de combate da Turquia, o Bayraktar Kizilelma
Novo drone furtivo de combate da Turquia, o Bayraktar Kizilelma
© Foto / Baykar Tech
Bombardeiro B-21 dos EUA
O avião, considerado de sexta geração pela montadora por poder comunicar com outras aeronaves e integrar armas futuras no seu sistema, foi revelado na fábrica Plant 42 da empresa, em Palmdale, Califórnia, demonstrando uma estrutura de asa voadora, semelhante à do B-2. Ele seria capaz de transportar armas convencionais ou nucleares sem a necessidade de estar próximo do teatro de operações ou ter apoio logístico.
A Força Aérea dos EUA planeja adquirir pelo menos 100 B-21 para substituir sua frota dos B-1 e B-2 durante os próximos dez anos. Seis exemplares que estão em fase de montagem têm seus primeiros voos planejados para os meados de 2023.
© Foto / Força Aérea dos EUAExibição ao ar livre do novo bombardeiro nuclear furtivo B-21 Raider em Palmdale, Califórnia, EUA, 3 de dezembro de 2022
Exibição ao ar livre do novo bombardeiro nuclear furtivo B-21 Raider em Palmdale, Califórnia, EUA, 3 de dezembro de 2022
© Foto / Força Aérea dos EUA
Armadura russa Legioner
O equipamento receberá um complexo de controle para drones e robôs, cujos dados serão indicados no capacete do combatente.
O Legioner contará com capacete blindado com sistema de realidade aumentada. Ele será equipado com sensores que permitirão ao militar saber se ele está na mira de um atirador de elite ou se alguma arma de precisão está apontada para ele.
© Sputnik / Kirill KallinikovSoldado do futuro russo
Soldado do futuro russo
© Sputnik / Kirill Kallinikov
Lançador de mísseis SM-6 dos EUA
O SM-6 é compatível com navios cruzadores e destróieres atuais e futuros com o sistema de combate Aegis.
O SM-6 é um míssil empregado na defesa aérea, fornecendo capacidades de guerra antiaérea, defesa contra mísseis balísticos e guerra antissuperfície.
Além disso, o SM-6 pode atingir ameaças aerodinâmicas a até 240 quilômetros de distância e navios de superfície a até 370 quilômetros.
CC BY 2.0 / Frota do Pacífico dos EUA / 140619-N-ZZ999-901Míssil Padrão 6 (SM-6)
Míssil Padrão 6 (SM-6)
Bombardeiro estratégico russo Tu-160M
A aeronave conta com novos equipamentos de voo e navegação, sistemas de comunicação a bordo, sistema de controle modernizado, radar e sistema de contramedidas eletrônicas.
O Tu-160M é um bombardeiro estratégico muito modernizado de acordo com o programa de modernização de aeronaves estratégicas e da aviação de longo alcance, resultando em que a eficiência total aumentou e o alcance dos voos se tornou mais longo em 1.000 quilômetros.
© Sputnik / Anton DenisovBombardeiro estratégico Tu-160
Bombardeiro estratégico Tu-160
© Sputnik / Anton Denisov
Destróier Type 052D da China
Acredita-se que o Type 052D contará com armas de mísseis guiados e com capacidade para transportar um helicóptero.
O 052D é um dos destróieres de mísseis guiados de última geração da Marinha chinesa. Esta embarcação conta com um deslocamento de 7.500 toneladas, 157 metros de comprimento e uma capacidade para 280 tripulantes.
© AP Photo / Mark SchiefelbeinMarinheiros chineses a bordo do destróier de míssil guiado Type 052D
Marinheiros chineses a bordo do destróier de míssil guiado Type 052D
© AP Photo / Mark Schiefelbein
Nova versão do avião russo de transporte militar Il-76MD-90A
A versão modernizada do avião de transporte russo recebeu melhorias que aumentaram o alcance e a segurança dos voos, bem como a carga útil transportada. A precisão de navegação e pouso também foi aprimorada, bem como a qualidade das comunicações de rádio.
A versão Il-76MD-90A, por sua vez, é uma profunda modernização do Il-76MD, com motores PS-90A-76, fornecendo um consumo de combustível menor, um alcance de voo da aeronave aumentado para cinco mil quilômetros, com uma carga útil de 52 toneladas, além de uma ampla gama de equipamentos e armas transportadas.
O Il-76, considerado o principal avião de transporte das Forças Armadas russas, é capaz de carregar três veículos blindados BMD – o que é suficiente para equipar um pelotão das Forças Aerotransportadas. Sem tripulações, pode transportar quatro veículos deste tipo.
© Sputnik / Ministério da Defesa da RússiaAvião de transporte militar Il-76 com forças de paz russas parte para Cazaquistão do aeródromo Chkalovsky, 6 de janeiro de 2022
Avião de transporte militar Il-76 com forças de paz russas parte para Cazaquistão do aeródromo Chkalovsky, 6 de janeiro de 2022
© Sputnik / Ministério da Defesa da Rússia
Radar de defesa aérea e de mísseis SPY-6 dos EUA
O novo radar AN/SPY-6(V)1 é o primeiro radar escalável do mundo, ele é construído com conjuntos modulares de radar – RMA (Radar Modular Assemblies), também conhecidos como blocos de construção individual de radar.
Cada RMA é uma antena (matriz) ativa independente de varredura eletrônica que pode ser utilizada individualmente ou conectada com outras para concentrar suas energias em uma missão específica.
© Foto / Raytheon TechnologiesEstação radar da Marinha dos EUA AN/SPY-6(V)
Estação radar da Marinha dos EUA AN/SPY-6(V)
© Foto / Raytheon Technologies
Drone kamikaze russo Lantset-3M
O drone kamikaze sobrevoa a arena das operações militares, localiza e rastreia o inimigo, "estuda" possíveis alvos para ajudar a selecionar os de alta prioridade, escolhendo o tempo certo, direção e ângulo de ataque e, por fim, executa um golpe preciso. Os operadores podem até cancelar o ataque no último segundo depois de armar o drone.
O novo drone russo pesa cerca de 15 quilos e tem uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h.
Detalha-se que o alcance máximo do aparelho é de 40 km, e os alvos são geralmente identificados por um drone de reconhecimento antes da utilização do Lantset.
© Foto / Kalashnikov MediaDrone kamikaze russo ZALA Lancet sendo apresentado pelo consórcio de armas russo Kalashnikov, em Moscou, na Rússia
Drone kamikaze russo ZALA Lancet sendo apresentado pelo consórcio de armas russo Kalashnikov, em Moscou, na Rússia
© Foto / Kalashnikov Media
Submarino chinês Type 039
A nova versão, a primeira classe de submarinos chinesa de design moderno e a primeira totalmente desenvolvida na China, tem uma torre com um design inclinado único que, segundo observadores, pode melhorar sua furtividade.
O novo design da torre também permitiria ao Type 039 lançar mísseis de cruzeiro a partir de seus tubos dianteiros, em lugar de tubos de lançamento verticais, de forma a economizar espaço.
© SputnikSuposto submarino Type 039 em Xangai, foto publicada em 2021
Suposto submarino Type 039 em Xangai, foto publicada em 2021
© Sputnik