- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Diplomata russo sugere o que Ucrânia pode receber da cúpula da OTAN

© AP Photo / Mindaugas KulbisSoldados montam guarda em uma cerca em torno do local da cúpula da OTAN em Vilnius, Lituânia, 9 de julho de 2023
Soldados montam guarda em uma cerca em torno do local da cúpula da OTAN em Vilnius, Lituânia, 9 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.07.2023
Nos siga no
A primeira reunião do Conselho Ucrânia–OTAN durante a cúpula da aliança é apenas uma vênia para Kiev, o máximo que Zelensky pode esperar da cúpula sobre a questão da adesão da Ucrânia é uma garantia de mais assistência militar, opina Konstantin Gavrilov, chefe da delegação russa nas negociações de segurança militar e controle de armas em Viena.
"Zelensky continua a manter sua linha de que armamentos e equipamentos militares ocidentais são necessários sob o pretexto de confrontação com a Rússia. É por isso que Zelensky insinua há muito tempo que gostaria de ter um processo acelerado de adesão à OTAN. Mas o Reino Unido e os EUA deixaram claro que isso requer o cumprimento dos critérios necessários. O fato de que durante a cúpula da OTAN será realizada uma reunião do Conselho Ucrânia–OTAN é apenas uma vênia em relação a Kiev e nada mais", disse o diplomata em entrevista à Sputnik.

Ele acrescentou que "o máximo que Zelensky pode esperar são garantias de mais assistência militar e suprimentos de munição". "É evidente que para o regime de Kiev esta é uma substituição inadequada daquilo que ele exige. Na Ucrânia, muito está em jogo para o Ocidente. Vou repetir: isso não é sobre a Ucrânia em si, mas sobre a confrontação com a Rússia", disse Gavrilov.

Bandeiras da OTAN e da Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 10.07.2023
Panorama internacional
Especialistas revelam por que a adesão da Ucrânia à OTAN é pouco provável
A cúpula da OTAN será realizada de 11 a 12 de julho em Vilnius, onde participarão líderes de todos os países da OTAN, incluindo o presidente dos EUA, Joe Biden. Em 19 de junho, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, afirmou que na preparação da cúpula de Vilnius os aliados não discutem um convite formal à Ucrânia, mas realizam consultas sobre quais decisões farão com que Kiev fique mais perto de se juntar à aliança.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала