- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-analista do Pentágono: Rússia se foca para criar ordem mundial alternativa à hegemonia ocidental

© Sergey Bobylev / Photohost agency brics-russia2024.ru / Acessar o banco de imagensFotografia conjunta de representantes estatais presentes na 16ª Cúpula do BRICS, em Kazan, na Rússia
Fotografia conjunta de representantes estatais presentes na 16ª Cúpula do BRICS, em Kazan, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 26.10.2024
Nos siga no
Mais de 30 países enviaram representantes para a Cúpula do BRICS 2024, que foi realizada na cidade russa de Kazan de 22 a 24 de outubro.
O aparecimento de "representantes da metade da população mundial" na cúpula do BRICS em Kazan esta semana destacou o fato de que "a Rússia não está isolada", disse à Sputnik Michael Maloof, ex-analista sênior de política de segurança do gabinete do secretário de Defesa dos EUA.
"O fato de até mesmo o secretário-geral da ONU [António] Guterres estar aqui, significa a importância e significado que o BRICS está a ter", observou.

"Mas o fato de que isso aconteceu sob o sr. Putin, mostra que ele está muito empenhado em tentar criar uma ordem mundial alternativa em resposta às sanções e à hegemonia dos EUA e do Ocidente, tentando isolar não só a Rússia, mas também a China e o Irã, e também tentar reforçar os países em desenvolvimento", acrescentou Maloof.

O especialista disse também que, mesmo que a cúpula de Kazan tenha "realmente captado a atenção do mundo", o Ocidente aparentemente considera o encontro como uma "ameaça".
Fernando Haddad durante fala na Trilha das Finanças do G20 - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2024
Panorama internacional
G20: há grande fissura entre Norte e Sul, e o Norte Global não está disposto a ceder, diz analista
Enquanto isso, parece que estamos testemunhando uma "fragmentação" na UE e na OTAN, provocada pela decisão da Europa de danificar o seu próprio nível de vida e cortar o fornecimento de energia da Rússia apoiando o conflito ucraniano, sugeriu Maloof.
"Suas indústrias estão falhando. E provavelmente teremos outro inverno frio chegando aqui em breve. E isso vai ter um impacto na Europa e sua perspectiva sobre como avançar e se eles realmente ainda querem seguir a liderança dos Estados Unidos, particularmente na estrutura da OTAN", concluiu ele.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала