Militar turco é morto em Idlib, 5 estão feridos

A Turquia, um dos garantes do regime de cessar-fogo na Síria junto com a Rússia e o Irã, estava realizando uma operação militar na cidade de Afrin e territórios adjacentes contra os combatentes curdos que considera terem conexões com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão, uma organização terrorista, segundo Ancara.
Sputnik

Turquia adverte sobre perigo para militares norte-americanos na Síria
O exército turco informou que um soldado foi morto e outros cinco estão feridos em resultado de um ataque contra as forças turcas quando estas estavam instalando um ponto de observação na província síria de Idlib.

De acordo com o comunicado, os militares turcos responderam com fogo, contudo, não foi especificado a que grupo pertenciam os atacantes.  

Nesta segunda-feira (6), as forças turcas estavam instalando um posto militar a sudoeste da cidade síria de Aleppo, no âmbito do acordo com a Rússia e Irã sobre o controlo do cumprimento do regime de cessar-fogo. 

O acordo de criação das zonas de desescalada na Síria foi celebrado na capital do Cazaquistão, Astana, durante uma reunião entre representantes da Rússia, do Irã e da Turquia, que passaram a ser países garantes do cessar-fogo na Síria. Foram criadas quatro zonas de desescalada: na província de Idlib (norte da Síria); no norte da província de Homs; em Ghouta Oriental, a leste de Damasco; no sul do país, incluindo partes das províncias de Daraa e Quneitra.

Comentar