Papa tem uma abordagem 'muito serena' com denúncias de abuso, diz secretário do Vaticano

O secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, disse nesta quinta-feira (30) que o papa Francisco esta "sereno" apesar da "amargura e preocupação" criada após as acusações de que ele encobriu casos de abuso na Igreja Católica.
Sputnik

Parolin disse que as acusações do arcebispo Carlo Maria Viganò causaram "grande dor" no Vaticano.

No entanto, ele disse que "o Papa Francisco é uma grande graça, mesmo em face destas coisas que, obviamente, criaram tanta amargura e preocupação, mas ele tem a capacidade de ter uma abordagem muito serena".

Em entrevista quinta-feira com o Vatican Insider, um site com linha editorial próxima do Vaticano, Parolin recusou-se a discutir o conteúdo das acusações de Viganò, observando que "é melhor não entrar em detalhes sobre essas coisas. Repito o que disse o Papa: leiam o que foi escrito e faça seu próprio julgamento".

Papa pede perdão por abusos sexuais cometidos por padres
Parolin, que foi superior de Viganò, disse: "espero que todos trabalhemos na busca da verdade e da justiça".

Em outra parte da entrevista, perguntado sobre o relacionamento com o novo presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, Parolin disse: "Eu sei que houve uma grande mudança no México".

"Só basta pensar que por tantos anos o poder esteve com um único partido e, claro, em seguida, veio a alternância, mas nestes termos eu acredito que é a primeira vez."

A expectativa com relação ao novo governo é de "poder trabalhar juntos", disse Parolin.

Comentar