Pilotos suecos são condecorados por terem salvado avião dos EUA durante Guerra Fria

Quatro pilotos suecos foram condecorados pela Força Aérea dos EUA por terem demonstrado bravura ao salvarem um avião de reconhecimento SR-71 Blackbird.
Sputnik

A ação de bravura dos pilotos suecos ocorreu durante a Guerra Fria, em 1987, quando os pilotos da Força Aérea dos EUA, Duane Noll e Tom Veltri, estavam realizando uma missão rotineira a bordo de um SR-71 Blackbird sobre o mar Báltico, com o objetivo de espionar a União Soviética.

Entretanto, nas proximidades de Gotlândia na Suécia, o motor direito da aeronave explodiu no momento em que a aeronave estava voando a uma velocidade Mach 3. Fato dramático, já que a aeronave precisava manter velocidade e altitude para evitar eventual intercepção das forças de defesa soviéticas.

Porém, com a perda do motor direito, a aeronave em minutos caiu de uns 25 mil metros para aproximadamente 3 mil metros a 700 km/h.

Perante a situação de emergência, a tripulação da aeronave decidiu retornar a Gotlândia, violando o espaço aéreo sueco e provocando um alerta da Força Aérea sueca, que realizava com frequência exercícios de interceptação no local.

'Ameaça abstrata': analista avalia possibilidade de guerra fria entre EUA e China
Quatro caças JA 37 Viggen suecos foram enviados para interceptar e realizar uma identificação visual da aeronave americana. Após a interceptação, os caças suecos escoltaram o avião americano para o espaço aéreo dinamarquês, que assumiu o controle da missão, fazendo com que os pilotos americanos, Duane Noll e Tom Veltri, chegassem a uma base na Alemanha Ocidental.

Os pilotos suecos Roger Moller, Krister Sjoberg, Lars Eric Blad e Bo Ignell receberam a medalha do Ar da Força Aérea dos EUA durante cerimônia realizada na residência do embaixador americano, em Estocolmo.

"Os pilotos decidiram prestar apoio à aeronave, defendendo-a de um potencial ataque de aeronaves de terceiros que poderiam tentar ameaçá-la", dizia a citação da medalha.

O SR-71 Blackbird é um avião de reconhecimento estratégico de longo alcance e de alta velocidade, sendo projetado como um black Project a partir do avião de reconhecimento da CIA, Lockeed A-12 Oxcart, criado na década de 50 e 60.

Comentar