Durante as manobras turcas, serão realizadas simulações navais, onde o país demonstrará todo o potencial, colocando à prova sua frota, que mostrará capacidades em três mares ao mesmo tempo, pela primeira vez na história. A frota turca estará presente nos mares Negro, Egeu e Mediterrâneo.
A Turquia iniciou a maior manobra naval em sua história.
Os quatro dias de manobras contarão com fragatas, corvetas, navios de assalto, submarinos, caçadores de minas, entre outros, segundo informa a agência Anadolu.
Além disso, as operações receberão o apoio de caças e helicópteros turcos. Os exercícios foram planejados com seis meses de antecedência e dentro dos parâmetros estabelecidos pela OTAN.
Os exercícios possuem o objetivo de demonstrar a melhorada frota turca, bem como manifestar objetivos geopolíticos e a agenda político-militar para um desenvolvimento futuro.
"Nada se pode fazer no Mediterrâneo sem a Turquia. Não permitiremos", declarou o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, após informar que a Turquia começaria a perfurar em busca de petróleo e gás nas proximidades do Chipre.
Entretanto, essa medida poderia elevar as tensões com o Chipre e com a Grécia, ou seja, a hostilidade entre Atenas e Ancara, que já dura há décadas, pode piorar devido a disputas sobre o Egeu.