A Sputnik decidiu perguntar aos habitantes dos EUA , do Reino Unido e da Alemanha o que eles acham da introdução de impostos adicionais sobre essas entidades.
A pesquisa foi realizada para a Sputnik pela IFop, a mais antiga empresa de pesquisa de opinião na França, entre 9 e 15 de abril de 2019 (com um total de 3.007 respondentes maiores de 18 anos).
No Reino Unido, foram 1.001 respondentes; na Alemanha, 1.005; nos EUA, 1.001. A amostra representa a população por sexo, idade e localização geográfica.
A pesquisa revelou que a maioria dos alemães e britânicos, e pouco mais de metade dos norte-americanos, considera necessário impor taxas adicionais a empresas como o Facebook, Google e Amazon.
Além disso, mais homens do que mulheres consideram necessário taxar mais o Facebook, a Amazon e o Google. No Reino Unido, 78% dos homens, em comparação com 66% das mulheres, na Alemanha, 78% dos homens, em comparação com 64% das mulheres, acham isso importante.
Por outro lado, as pessoas com mais de 35 anos de idade são mais favoráveis à introdução de impostos adicionais para esse tipo e empresas.
O que é a Sputnik-Opinião?
É um projeto internacional de estudo da opinião pública posto em prática em janeiro de 2015. As conhecidas empresas Populus e IFop são parceiras do projeto. No quadro da Sputnik-Opinião (Sputnik.Polls) são realizadas regularmente pesquisas em vários países da Europa e dos EUA sobre temas sociais e políticos da atualidade.
A Sputnik é uma agência de notícias e rádio com representações e redações multimídia em dezenas de países. A Sputnik possui sites (34 ao todo), emissões de rádio analógicas e digitais, aplicativos para celular e páginas nas redes sociais.