Tubarão pré-histórico surge e ataca aparelho de submarino – Vídeo

Vídeo gravado por submarino mostra o momento em que um tubarão pré-histórico surge e ataca a embarcação a quase 520 metros de profundidade.
Sputnik

O tubarão-albafar, que tem descendência pré-histórica de aproximadamente 200 milhões de anos, foi flagrado por uma equipe de pesquisadores que estavam a bordo de um submarino.

No vídeo é possível observar o momento em que o animal parte em direção ao submarino, causando uma nuvem de areia, e, de repente, abocanha a câmera do submarino com seus pequenos dentes.

​A equipe da OceanX foi capaz de utilizar um submarino remoto para marcar um tubarão-albafar nas profundezas do Caribe, algo que nunca havia sido feito.

Os pesquisadores que estavam na embarcação demonstraram diferentes reações, desde espanto a surpresa com o surgimento do gigante tubarão pré-histórico.

Após o susto inicial, o tubarão nadou em torno do submarino enquanto mastigava sua presa, cita o tabloide britânico Daily Star.

Na ocasião, a embarcação ainda foi envolvida por uma areia, onde era possível ver apenas o movimento da sombra da criatura espantosa ao seu redor, perdendo a visibilidade do gigante.

Depois do susto inicial, a tripulação passou a se tranquilizar e admirar o momento único que havia presenciado. Quando todos pensaram que a criatura havia sumido, ela surge novamente nadando diretamente em direção ao submarino até bater com a cabeça no vidro em torno da embarcação.

Tubarão pré-histórico surge e ataca aparelho de submarino – Vídeo

Com os olhos arregalados, a criatura arrasta o focinho através do submarino antes de girar seus olhos de volta ao lugar.

A criatura demonstrou um comportamento altamente curioso, inspecionando todo o submarino, inclusive os arpões que integram a embarcação para rotular os animais encontrados.

Durante as filmagens, é possível notar cada detalhe do corpo da criatura que, por sinal, possuía diversas cicatrizes.

Os tubarões-albafar são tipicamente encontrados nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. Além disso, eles podem medir entre 3,5 e 4,2 metros de comprimento. A espécie também é uma das criaturas mais misteriosas dos oceanos, além de serem raríssimas.

Outro fato interessante é que, há muito tempo, eles se dividiram em duas espécies, o tubarão-vaca, que pode viver a 2,4 mil metros de profundidade, e o zorro-de-olho-grande, que habita os 700 metros de profundidade.

O vídeo foi registrado e publicado por Gavin Naylor, diretor do Programa de Pesquisa de Tubarão e Museu da Flórida, que contou com o apoio da equipe do OceanX, que é uma iniciativa de exploração do oceano.

Comentar