Diálogo entre Talibã e EUA no Qatar é realizado em formato bilateral

Representantes de outros países não participaram das negociações em curso entre o Talibã e os Estados Unidos, com exceção do representante do Qatar, que está sediando as negociações.
Sputnik

A informação foi revelada nesta segunda-feira pelo porta-voz do gabinete político do Talebã em Doha, Suhail Shaheen.

A oitava rodada de conversações de paz entre o Talibã e os Estados Unidos começou neste sábado em Doha. Representante Especial dos EUA para o Afeganistão, Zalmay Khalilzad, expressou otimismo sobre o resultado das negociações que podem permitir que Washington retire suas tropas do Afeganistão.

"Nas conversas de paz em andamento, exceto pelo representante do Catar, nenhum outro representante estrangeiro compareceu", disse Suhail Shaheen no Twitter.

Os Estados Unidos e seus aliados iniciaram uma operação militar no Afeganistão em 2001, após os ataques de 11 de setembro, realizados pelo grupo terrorista Al Qaeda, apoiados pelo então governo do Afeganistão, liderado pelo Talibã.

O Talibã e os Estados Unidos estão tentando chegar a um acordo de paz para incluir a retirada das tropas estrangeiras do Afeganistão. Washington deseja garantias do Talibã de que o país não será usado como um porto seguro para grupos terroristas.

O Afeganistão vive uma situação política, social e de segurança instável devido às atividades dos grupos terroristas Talibã e Daesh. As Forças Nacionais de Defesa e Segurança do Afeganistão realizam regularmente operações conjuntas de ofensiva para combater o terrorismo em todo o país com o apoio da coalizão internacional.

Comentar