EUA querem aumentar presença militar no Indo-Pacífico

Durante coletiva de imprensa no Pentágono, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper, disse que "é necessário estar mais presente" no Indo-Pacífico.
Sputnik

A frase da autoridade americana foi dita em resposta a pergunta feita por jornalista à ministra da Defesa da Austrália, Linda Reynolds, sobre as atividades da China no Pacífico Sul.

Embora a ministra não tenha proferido palavras direcionadas à política chinesa no Indo-Pacífico durante a coletiva de imprensa no Pentágono, o secretário de Defesa americano, Mark Esper, deixou claro que os EUA querem aumentar sua presença na região.

"Nossa estratégia de Defesa Nacional ressalta que nossa preocupação principal é a região do Indo-Pacífico. Para implementar isso, preciso deslocar forças para a região. Preciso estar mais presente na região", publicou a fala de Esper a Secretaria de Defesa dos EUA.

Mísseis na Ásia

Esta não é a primeira vez que Mark Esper deixa claro a sua intenção de aumentar a presença militar dos Estados Unidos na região.

Ainda em 3 de agosto, a autoridade americana havia dito que queria instalar mísseis balísticos na Ásia quanto antes.

Mark Esper acusou a China de ter um comportamento agressivo no Indo-Pacífico, ao passo que os EUA e a Austrália decidiram investir bilhões de dólares na modernização de suas bases na região.

Comentar