Chegado ao local, o capturador notou que a píton estava grávida e decidiu permanecer no local para garantir a segurança do réptil, evitando que fosse morto pelos moradores locais, que temiam pela segurança de seus filhos.
"Quando cheguei ao local, ela [a píton] estava muito fria. Não estava se movendo muito", afirmou Evans, o capturador, ressaltando que pouco depois, retirou o animal, que estava entre algumas pedras, segundo o portal News 24.
Foi nesse momento que Evans confirmou que a píton estava grávida, já que segundo ele, quando as cobras engolem algo "o inchaço" é notado no meio de seu corpo, e não na região próxima de sua cauda, como acontecia neste caso.
Posteriormente, o réptil de aproximadamente 3,3 metros de comprimento e pesando em torno de 17,5 quilos, foi levado em segurança para um centro médico, onde passou por uma radiografia, que constatou sua gravidez.
Evans afirmou que não sabe se o réptil será libertado imediatamente ou se permanecerá em observação. Além disso, ressalta que ficou muito feliz por tudo dar certo, e o animal sair ileso da situação.