O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi solto nesta sexta-feira (8), beneficiado pela decisão tomada na véspera pelo Supremo Tribunal Federal de derrubar a prisão após condenação em segunda instância.
O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, através do Twitter, destacou a coragem de Lula e classificou o seu processo como uma perseguição política.
Comove a fortaleza de @LulaOficial para enfrentar essa perseguição (apenas essa definição se encaixa no processo judicial arbitrário ao qual foi submetido). Sua força demonstra não apenas o compromisso, mas a imensidão desse homem.
Já o pré-candidato à presidência dos EUA, o democrata Bernie Sanders, declarou ter ficado "satisfeito" com a liberdade de Lula. De acordo com ele, "Lula fez mais do que qualquer um para diminuir a pobreza no Brasil e apoiar os trabalhadores".
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, também comemorou a soltura de Lula, afirmando que "a verdade triunfou no Brasil". "Em nome do povo da Venezuela, expresso minha profunda alegria pela libertação de meu irmão e amigo", disse.