Em declaração à imprensa, o Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo) informou ter coberto metade dos custos da carga enviada aos EUA para luta contra COVID-19.
"O RFPI arcou com metade dos custos da carga de equipamentos médicos para hospitais militares e civis e laboratórios de Nova York", informou o fundo.
A entidade russa ainda informou estar "trabalhando com empresas norte-americanas para fornecimento de carga dos EUA em caso de necessidade e esperamos que nossos colegas norte-americanos possam financiar metade dos seus custos".
"No desenvolvimento destas negociações, uma carga de equipamento médico foi fornecida aos EUA por um avião da Aviação de Transporte Militar do Ministério da Defesa da Rússia. Metade dos custos da carga foi coberta pelo RFPI e a outra metade pelo próprio lado norte-americano", declarou, por sua vez, a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
O RFPI também trabalha com outros países para garantir o fornecimento à Rússia de medicamentos e equipamentos necessários no combate ao coronavírus, como China, Japão e Emirados Árabes Unidos.
"O RFPI já recebeu as primeiras entregas da China e do Japão e encaminhou-as para clínicas, hospitais e laboratórios russos", concluiu o comunicado.