A notícia do ataque foi publicada no Twitter em uma das páginas usadas pela OTAN.
Cinco foguetes foram disparados contra a base aérea de Bagram no princípio desta manhã [9]. Não houve baixas ou feridos. Nossos parceiros das Forças de Defesa e Segurança do Afeganistão estão investigando o incidente.
Por sua vez, o Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países) divulgou na Internet que seus militantes atacaram um heliponto em Bagram, publicou a agência Reuters.
A filial do Daesh no Afeganistão, conhecida como Daesh-Khorasan (que atua principalmente na província de Khorasan), iniciou suas atividades no leste do país ainda em 2014.
Os militares americanos acreditam que o Daesh - Khorasan tenha cerca de 2.000 militantes, enquanto algumas autoridades afegãs estimam que o grupo seja maior.
Tensões
O ataque se dá semanas após o governo americano fechar um acordo com o Talibã (grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países) após quase 20 anos de conflito no Afeganistão.
Apesar do acordo, as relações entre o Talibã e o governo de Cabul pouco têm melhorado.
Mesmo assim, o governo afegão já libertou alguns militantes do Talibã que antes se encontravam detidos próximo da base aérea de Bagram.
A medida seria uma forma do governo obter a confiança do Talibã.