Uma das maiores plataformas de gelo no mundo desde 2005, chamada de Milne, e localizada no Canadá, perdeu cerca de metade do seu tamanho, criando um iceberg gigante, segundo relatos no domingo (9) do departamento de Ambiente e Mudança Climática Canadá. O iceberg tem aproximadamente 79 quilômetros quadrados, quase o tamanho de Vitória, capital do Espírito Santo, Brasil.
Uma enorme seção da plataforma de gelo Milne desabou no oceano Ártico, produzindo uma ilha de gelo de aproximadamente 79 quilômetros quadrados. Acima das temperaturas normais do ar, os ventos marítimos e a água aberta em frente à plataforma de gelo são todas partes da receita para a quebra da plataforma de gelo.
Com quatro mil anos, a plataforma de gelo se encontra na Ilha Ellesmere, um dos territórios mais setentrionais do Canadá, e o evento provavelmente ocorreu em 30 de julho ou 31 de julho, de acordo com a analista de gelo Adrienne White, do Serviço de Gelo do Canadá.
Em 2005, Milne era "realmente a última plataforma de gelo completa", explicou White à agência AP.
Como resultado, foi perdido um campo de pesquisa local, bem como um lago de água doce, ladeado por gelo, que fica sobre a água do oceano.
Uma das razões para o evento, afirma Luke Copland, professor de glaciologia da Universidade de Ottawa, Canadá, à agência, é a temperatura do local, que é 9 ºC mais quente que a média entre 1980 e 2010.
Na opinião de cientistas, o Ártico está aquecendo muito mais rápido do que o resto do mundo, um fenômeno conhecido como amplificação polar, e essas temperaturas quentes estão provocando o derretimento do gelo. Hoje, indicam, as calotas polares estão derretendo seis vezes mais rápido do que nos anos 1990.