Nas redes sociais surgiram fotos supostamente mostrando caminhões transportando sistemas de defesa antiaérea Avenger de curto alcance em uma rodovia entre a cidade iraquiana de Ramadi e a fronteira síria.
O sistema Avenger é destinado sobretudo para atacar helicópteros e aeronaves de asa fixa a baixa altitude, mas também pode ser utilizado contra drones.
Fontes afirmam que o Exército dos EUA transporta sistemas móveis de defesa antiaérea Avenger do Iraque para a Síria.
Há duas semanas, relembra o The Drive, o general norte-americano que supervisiona as operações no Oriente Médio disse que a ameaça crescente colocada por pequenas aeronaves não tripuladas é "o desenvolvimento tático mais preocupante" desde que artefatos explosivos improvisados se tornaram as armas principais dos militantes e terroristas na região.
Pela primeira vez, as imagens começaram a circular nas redes sociais em 21 de fevereiro de 2021, mas ainda não é certo onde e quando exatamente elas foram captadas. Também não é certo se a localização reportada é correta e se estes veículos se movimentavam para ou desde a fronteira da Síria. A cidade de Ramadi é localizada no nexo de duas grandes rodovias no oeste do Iraque que levam à Síria.
De acordo com o Pentágono, no início de fevereiro havia aproximadamente 900 militares norte-americanos distribuídos por vários postos avançados na Síria.