As inteligências da Coreia do Sul e dos EUA suspeitam que a Coreia do Norte concluiu a montagem de um submarino de mísseis balísticos de três mil toneladas e está pronta para lançá-lo quando chegar a hora certa, relata neste domingo (11) a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
"Tanto as autoridades de inteligência da Coreia do Sul quanto as dos EUA avaliaram que a Coreia do Norte já concluiu a construção do submarino de 3.000 toneladas inaugurado em julho de 2019", afirmaram fontes à mídia.
A descoberta teria sido feita por um think tank norte-americano, informa a mídia, que disse que Pyongyang moveu uma barcaça de teste de mísseis submersíveis para uma nova posição, provavelmente sugerindo a realização de um teste de míssil balístico lançado por submarino (SLBM, na sigla em inglês).
"As autoridades avaliam que a Coreia do Norte está revisando o momento certo para lançar o submarino para um efeito estratégico, incluindo maximizar a pressão contra os EUA", disse uma fonte citada pela Yonhap.
O think tank em questão seria o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, que, por meio do projeto Beyond Parallel, estudou imagens de satélite do estaleiro da cidade de Sinpo, na costa leste da Coreia do Norte.
"As razões prováveis desta transferência [da barcaça] incluem preparações para um próximo ensaio de mísseis balísticos lançados desde submarino ou movimento da bancada de teste para sua manutenção, reparos ou instalação de equipamentos", escreveu o think tank.
Os especialistas do projeto Beyond Parallel afirmam que o lançamento do míssil balístico, provavelmente um Pukkuksong-4 ou Pukkuksong-5, representaria "desafios significativos" para nova administração norte-americana do presidente Joe Biden e para seu homólogo sul-coreano Moon Jae-in.
De acordo com a agência Yonhap, este seria o primeiro submarino de mísseis balísticos da Coreia do Norte.