Um navio não tripulado pequeno, equipado com painéis solares, antenas e equipamento de vigilância, foi retirado recentemente da água por um barco de pesca na província chinesa de Jiangsu, segundo informou a emissora local CCTV na quarta-feira (14), citada pelo South China Morning Post.
Os pescadores entregaram a embarcação de três metros a um instituto de pesquisa não nomeado. O navio-drone foi descrito como "um dispositivo de reconhecimento secretamente colocado por um país estrangeiro nas águas chinesas", de acordo com a reportagem.
O navio-drone, encontrado no mar Amarelo, poderia ser usado para monitorar a atividade na área, sendo uma ameaça para "alvos subaquáticos".
Song Zhongping, um especialista militar de Hong Kong e ex-instrutor do Exército de Libertação Popular da China, disse que os veículos subaquáticos foram frequentemente usados para recolher dados oceanográficos, inclusive salinidade, correntes oceânicas, temperatura da água e velocidade do som, o que poderia ser usado em guerra antissubmarino.
Pescadores chineses encontram um navio-drone "usado para espiar por país estrangeiro"
"A guerra antissubmarino requer muita informação básica […] [incluindo] sinais de ruído de fundo", afirmou o especialista militar chinês.
Song declarou que os militares dos EUA implantaram um "grande número" de drones em águas próximas da China para manter seu banco de dados "atualizado" para que possam detectar e monitorar os submarinos chineses.
Tang Jiansheng, pesquisador de um instituto não nomeado, disse à mídia que o recém-achado navio não tripulado poderia receber instruções em tempo real e era equipado com "muitos sensores que lhe permitem obter uma grande quantidade de dados do ambiente oceânico".
"Os três painéis solares alimentavam esses sensores, então ele poderia ter funcionado por muito tempo, coletando continuamente dados do ambiente marítimo em águas em torno da China", revelou o pesquisador.
De acordo com o relato da televisão estatal chinesa, os pescadores encontram cada vez mais drones de vigilância suspeitos nas águas ao largo da costa sul e leste da China. O governo oferece uma recompensa para qualquer pessoa que informe sobre um aparelho suspeito.