Descontrolada, pandemia já matou mais de 380 mil pessoas no Brasil
O Brasil contabilizou 3.157 novas mortes por COVID-19 nas últimas 24 horas e 71.231 novos casos da doença na quarta-feira (21). Com os novos dados, o país chegou a 381.687 óbitos e a 14.122.116 de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. A média móvel de casos nos últimos sete dias foi de 63.507 novos diagnósticos por dia. O número representa uma estabilidade, sem alteração em relação aos casos registrados nas últimas duas semanas. Já a média móvel de mortes nos últimos sete dias é de 2.787. A média representa um recuo de 1% em relação a 14 dias atrás.
Índia passa dos 300 mil casos de COVID-19 por dia
Nesta quinta-feira (22), a Índia bateu o recorde de casos diários registrados por um único país em toda a pandemia, com 314.835 infecções pelo novo coronavírus detectadas. Os mais de 314 mil casos registrados nesta quinta-feira (22) superam o recorde dos Estados Unidos, que em janeiro tiveram 297.430 casos em apenas um dia. Conforme dados da Universidade Johns Hopkins, os EUA são o país mais impactado pela pandemia da COVID-19, com mais de 31,8 milhões de casos confirmados. A Índia vem logo em seguida, com 15,6 milhões de casos.
- Na quarta-feira (21), o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou 200 milhões de doses de vacinas aplicadas contra COVID-19 nos 100 primeiros dias de seu governo. Biden assumiu o cargo em 20 de janeiro. O mandatário norte-americano recordou que a meta inicial, de aplicar 100 milhões de doses da vacina, foi alcançada 58 dias após assumir o comando do país.
Maior traficante de armas é preso em Niterói
A Divisão de Capturas da Polícia Interestadual (Polinter) da Polícia Civil do Rio de Janeiro informou na quarta-feira (21) que recapturou Barbieri na favela do Jacaré, no bairro de Piratininga, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. O criminoso foi levado para a Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio. Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro confirmou que João Barbieri havia deixado a prisão em 18 de novembro de 2020, apenas três anos após começar a cumprir sua pena de 27 anos por associação a tráfico e tráfico internacional de armas. Na época, a secretaria informou que o criminoso havia utilizado um alvará de soltura falso para deixar o presídio de Bangu.
Líderes se reúnem para debater clima
A partir desta quinta-feira (22), líderes mundiais de alguns dos principais países do mundo estarão reunidos na Cúpula de Líderes sobre o Clima. O evento, que será realizado virtualmente em razão da pandemia da COVID-19, foi convocado pelo presidente norte-americano Joe Biden. Seu objetivo é discutir a necessidade de novas metas para a redução das emissões de carbono no mundo. O Brasil estará no banco dos réus, dada a certeza de que o governo de Jair Bolsonaro, e seu ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, serão duramente cobrados sobre esforços para conter o desmatamento na Amazônia. Esta pressão, afinal, era uma das promessas de campanha do então candidato Joe Biden, que sinalizou nos últimos meses que não vai tolerar mais desmatamento no Brasil, principalmente na Floresta Amazônica.
Indonésia perde contato com submarino em Bali
Na quarta-feira (21), um submarino da Marinha da Indonésia desapareceu no estreito entre as ilhas de Java e de Bali com 53 tripulantes. O submarino de fabricação alemã, KRI Nanggala-402, estava realizando um exercício de torpedos nas águas ao norte da ilha de Bali e perdeu contato com as autoridades após pedir permissão para mergulhar. Rússia, EUA, França, Índia, Turquia, Alemanha e Austrália ofereceram ajuda nas operações de busca da embarcação perdida da Marinha da Indonésia, segundo a emissora Channel News Asia, citando o porta-voz das Forças Armadas do país, Ahmad Riad.
Rússia expulsa 10 diplomatas dos EUA
A Rússia entregou ao vice-embaixador dos EUA uma nota sobre o anúncio de personae non gratae aplicado a dez funcionários da Embaixada dos EUA em Moscou, que devem deixar a Rússia até final do dia 21 de maio, relatou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. A chancelaria russa sublinhou que se trata de reciprocidade às "ações hostis do lado americano contra vários funcionários da embaixada russa em Washington, e do consulado-geral russo em Nova York, declarados personae non gratae sem razão".
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia também afirmou que os ultimatos da República Tcheca contra Moscou são inaceitáveis, e que não vai levar o país a lugar algum. O MRE russo ressaltou que Praga deve entender a situação, já que as ações afetaram apenas eles próprios. Na quarta-feira (21), o ministro das Relações Exteriores da República Tcheca, Jakub Kulhanek, deu ultimato à Rússia, declarando que todos os 18 diplomatas tchecos expulsos pelos russos deveriam retornar aos seus cargos em Moscou até o meio-dia (06h00, no horário de Brasília) desta quinta-feira (22).