NASA mostra VÍDEO de seu mini-helicóptero Ingenuity realizando 2º voo sobre superfície de Marte

O mini-helicóptero Ingenuity realizou com sucesso seu segundo voo em Marte ontem (22), completando o décimo oitavo dia marciano de sua janela de teste de voo experimental, que durou 51,9 segundos.
Sputnik

Na quinta-feira (22), a NASA publicou um vídeo gravado pelo rover Perseverance mostrando como o mini-helicóptero autônomo Ingenuity fez seu segundo sobrevoo na superfície do Planeta Vermelho subindo cinco metros acima do solo.

A NASA informou que o mini-helicóptero, a primeira aeronave da história a voar em outro planeta, realizou o segundo voo com duração de 51,9 segundos atingindo cada um dos objetivos planejados.

O drone subiu a cinco metros acima do solo, e se manteve brevemente no ar. Em seguida, seu sistema de controle de voo fez uma leve inclinação de cinco graus, permitindo que parte do empuxo dos rotores em contrarrotação acelerasse a aeronave lateralmente por dois metros.

"O Ingenuity parou, ficou imóvel e fez curvas para apontar sua câmera em diferentes direções", explicou Havard Grip, piloto-chefe do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da NASA. "Em seguida, voltou ao centro do aeródromo para pousar. Parece simples, mas há muitas incógnitas sobre como pilotar um helicóptero em Marte. É por isso que estamos aqui, para tornar estas incógnitas conhecidas", disse Grip.

A agência espacial explicou que o drone fez todos seus movimentos de forma autônoma, se baseando nas ordens que a equipe havia enviado na noite anterior ao rover Perseverance, para que fossem transmitidas ao mini-helicóptero.

O primeiro voo do Ingenuity aconteceu em 19 de abril. O mini-helicóptero subiu a três metros da superfície, se manteve no ar por mais de 30 segundos e voltou a descer, enquanto sua câmera de navegação em preto e branco registrava a imagem.

A missão Ingenuity deve durar 31 dias. No tempo restante, o drone deverá realizar pelo menos mais três voos, durante os quais fará fotografias aéreas do terreno de Marte.

Comentar