A descoberta foi feita na aldeia histórica de Panelia, no sudeste da Finlândia. Os artefatos antigos foram encontrados pelo arqueólogo amador Matti Rintamaa no quintal de sua casa de infância, segundo The History Blog.
Primeiro, o homem encontrou vários pequenos pedaços de metal. Depois encontrou um pedaço mais longo, com corrosão na superfície.
Ele mostrou as fotos das descobertas a um amigo, especialista em detecção de metais, que disse que os objetos pareciam ser muito antigos. Os especialistas do Conselho Nacional de Antiguidades da Finlândia confirmaram que o metal tinha de 2.000 a 4.000 anos.
Um arqueólogo professional foi enviado ao local para pesquisar mais. No total foram encontrados cerca de 200 objetos da Idade de Bronze, entre os quais 25 espadas ou punhais.
A descoberta mais rara é uma espada encontrada em sete pedaços. Os pesquisadores sugerem que a espada não teria sido enterrada com os outros artefatos, sendo provável que os pedaços tenham se juntado acidentalmente ao "tesouro" durante trabalhos agrícolas.