O homem, de 44 anos, descobriu o artefato de 800 anos, que estava a uma profundidade de aproximadamente 10 centímetros, quando decidiu examinar uma área perto de sua casa com um detector de metais.
Trata-se de um alfinete com uma esmeralda incrustada de cerca de dois centímetros de largura e pesa apenas quatro gramas. No entanto, o objeto foi descrito por especialistas de "ímpar".
De acordo com Daily Mail, o artefato data do século XIII e teria pertencido a uma pessoa de alta classe social, como um duque ou um conde.
Lindo alfinete de ouro do século XIII encontrado perto da cidade de Cardigan.
Se for vendido em leilão, o preço da peça será de ao menos 10 mil libras esterlinas (R$ 759 mil reais), mas, segundo sugere um especialista, o alfinete pode até ser vendido por 100 mil libras (R$ 759 mil) tendo em conta sua raridade.
Edwards disse que ele foi examinar a área perto da sua casa depois do trabalho e tinha cerca de uma hora até o pôr do sol.
"Por ser tão único, não podemos ter a certeza sobre um valor final – não há nada que tenha sido comercializado com que possamos compará-lo", disse Julian Evan-Hart, especialista em tesouros raros e editor de uma revista.
Atualmente o artefato está passando pelo processo de avaliação de acordo com a lei britânica.