O Paquistão testou na terça-feira (21) o Babur, um míssil de cruzeiro militar produzido domesticamente, informaram as Forças Armadas do país.
Paquistão testou com sucesso versão de míssil de cruzeiro de alcance melhorado Babur 1B
De acordo com uma declaração, o alcance supera 900 km, e é o dobro da distância de uma versão anterior do mesmo míssil, de 450 km, que foi testado pela primeira vez em janeiro de 2017. O míssil pode ser equipado por uma ogiva convencional ou nuclear.
O alcance aumenta a capacidade militar do Paquistão, que tem tido relações precárias com a Índia ao longo das décadas, escreve na terça-feira (21) a agência norte-americana Associated Press. A Índia tem igualmente realizado testes de mísseis, incluindo alguns com capacidade nuclear, ao longo dos anos.
Ambos os países têm arsenal nuclear, e já realizaram três guerras entre si. O conflito entre os dois Estados é particularmente agudo na Caxemira, que tem sido disputada desde 1947, quando a Índia britânica foi dividida entre a União da Índia, mais tarde República da Índia, e o Domínio do Paquistão, que foi por sua vez dividido entre a República Islâmica do Paquistão e a República Popular de Bangladesh.