Uma equipe de arqueólogos descobriu no desfiladeiro de Karabak, no Cazaquistão, uma sepultura da segunda metade do século V ou da primeira do VI, pertencente a uma garota menor de idade, do alto círculo social, que foi enterrada vestida com adornos similares aos usados pela realeza romana e bizantina, segundo o estudo.
De acordo com os autores do estudo, apesar de a tumba ter sido saqueada, em seu interior foram encontradas sepulturas de grande qualidade, que incluem joias, restos de tecidos e outros tipos de acessórios que mostram uma diversidade de influências estilísticas e estéticas únicas na região do mar Aral-mar Cáspio.
Entre as descobertas, destaca-se um toucado decorado com lâminas de ouro e um diadema vermelho com pequenas placas metálicas em forma de máscaras, rematado no centro com a face de uma górgona, um ser mitológico da antiga Grécia, talhado em madeira, porém seguindo a tradição cita arcaica.
Objetos recuperados da tumba de garota encontrada no Cazaquistão
© Foto / Andrei Astafiev e Yevgeny Bogdanov / Arqueologia, Etnografia e Antropologia da Eurásia, 2021
Além disso, foram descobertas diversas fivelas de cintos e sapatos em forma de aves de rapina altamente estilizadas com as asas abertas.
A maioria dos objetos recuperados foram criados especificamente para o ritual funerário e não eram usados na vida cotidiana, segundo os autores.
Considerando que este tipo de objetos não corresponde aos encontrados em outras tumbas escavadas em Karabak, e considerando a semelhança com as vestimentas romanas e bizantinas, os especialistas suspeitam que os restos tivessem pertencido a uma garota estrangeira.