Após o susto dos drones na Suécia durante o final de semana, mais drones foram vistos sobre a usina nuclear de Forsmark, no condado de Uppland e outros locais protegidos.
Na tarde de segunda-feira (17), os alarmes foram acionados quando os transeuntes alertaram as autoridades sobre objetos desconhecidos sobrevoando Forsmark.
"Os policiais viram isso do chão e fizeram a avaliação de que sim, era um drone", afirmou o porta-voz da polícia, Jonas Eronen à emissora SVT.
Um helicóptero participou das buscas, porém nenhum suspeito foi detido.
"Estamos fazendo um esforço operacional e cooperando com a aviação policial e, claro, com a própria organização de segurança de Forsmark", adicionou Eronen.
Diversos outros veículos aéreos não tripulados foram avistados em Estocolmo e nos seus arredores, incluindo um "drone avançado" observado sobre o Castelo de Drottningholm.
A polícia e a Guarda Costeira estão investigando a região, para saber se os drones poderiam ter vindo do mar.
De acordo com uma informação não confirmada publicada no jornal Svenska Dagbladet, se trata de drones de grandes dimensões, possivelmente com motores a gasolina e pás de rotor como em helicópteros. Drones desse tipo podem pesar mais de 50 quilos, ter um alcance de até 200 quilômetros e custar até US$ 110 mil (cerca de R$ 607 mil). Para drones mais leves, não é necessária licença da Agência de Transportes do país, desde que sejam operados à vista, não mais de 120 metros acima do solo, nunca sobre multidões ou instalações protegidas.