Ciência e sociedade

'Geologia em movimento' é registrada na superfície de Marte (FOTO)

Na imagem é possível observar uma elevação semelhante a um penhasco localizado na região conhecida como Noctis Labyrinthus, composta por um sistema labiríntico de vales e desfiladeiros.
Sputnik
A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) compartilhou recentemente uma imagem que mostra a "geologia em movimento" da superfície de Marte.
A imagem, publicada no dia 14 de janeiro, foi registrada no dia 3 de agosto de 2020 pelo orbitador Trace Orbiter da missão conjunta da ESA e da agência espacial russa Roscosmos, ExoMars, lançado em 2016 para buscar indícios de vida no Planeta Vermelho.
Na foto é possível observar uma elevação semelhante a um penhasco localizada próximo do Grande Cânion de Marte, na região do planeta conhecida como Noctis Labyrinthus.
Iniciando 2022! Dê uma olhada na primeira imagem lançada no novo ano (na Terra) e localize as pedras rolantes em Marte!
O sistema labiríntico dos vales e desfiladeiros, é formado por maciços e trincheiras, fruto de processos tectônicos que "fenderam a superfície do planeta".
De acordo com a ESA, este sistema, que se estende por aproximadamente 1.200 quilômetros, tem uma característica invisível à primeira vista. Várias rochas caíram da borda do penhasco, deixando ondulações na superfície.
Na imagem também aparecem ondulações lineares formadas pelo vento e crateras pequenas criadas pelo impacto dos asteroides.
Comentar