"O acordo de aquisição dos sistemas russos de defesa aérea S-400 por Ancara é um importante passo em termos de desenvolvimento da cooperação entre a Turquia e a Rússia. Os sistemas russos são muito importantes [...] As entregas são um assunto interno da Turquia. Essa é a nossa decisão. Nós tomamos essa decisão, acordamos com a Rússia. Em relação ao ponto de vista da OTAN, este passo não tem qualquer significado negativo", afirmou Erdogan.
A Rússia e a Turquia assinaram um contrato para o fornecimento de quatro divisões dos sistemas de defesa aérea S-400 por US$ 2,5 bilhões (R$ 13 bilhões) em 2017. As entregas ocorreram em 2019. Uma divisão deste tipo é composta por 8 lançadores múltiplos com quatro mísseis cada um.
O contrato incluía uma opção para mais um lote destes sistemas. No final de agosto de 2021, Erdogan afirmou que não tinha dúvidas sobre a compra de um segundo lote de S-400 da Rússia.
Esta aquisição causou mal-estar nas relações entre a Turquia e os EUA, seu aliado na OTAN. Os EUA cancelaram a venda dos caças F-35 para a Turquia em 2019, alegando que o país poderia revelar os segredos militares do avião para a Rússia. O Kremlin e Ancara refutaram esta possibilidade.