Panorama internacional

UE planeja aumentar vendas de armas à Índia e 'reduzir seus laços com Rússia', diz mídia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pretende discutir durante sua visita à Índia o aumento das vendas de equipamento militar europeu ao país, informa o canal de TV NDTV, citando um alto funcionário da UE sob anonimato.
Sputnik
De acordo com as palavras desse alto funcionário europeu, os lados também podem discutir o reinício das negociações sobre um acordo de comércio livre suspenso em 2013.
Hoje, segunda-feira (25), von der Leyen se reúne com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Segundo os dados do NDTV, a visita da chefe da Comissão Europeia "faz parte dos esforços do Ocidente destinados a 'incitar a Índia a reduzir os laços com a Rússia'".

"Agora com Índia está em contato uma série dos líderes ocidentais a fim de entender quais alternativas nós podemos oferecer. A chave é que queremos desenvolver nossas relações, trabalhar em conjunto em tecnologias e atrair a Índia ao nosso lado. Isso é a principal mensagem da visita", revelou o interlocutor dos jornalistas.

Especificou ainda que von der Leyen pretende acordar com Modi a formação de novos conselhos de comércio e de tecnologias. No âmbito dessa cooperação, poderiam ser discutidas a confidencialidade digital, regulamento de empresas tecnológicas e monitoramento das redes sociais, sugeriu o funcionário europeu.
Ursula von der Leyen chegou à Índia com visita oficial de dois dias em 24 de abril, sendo essa sua primeira viagem ao país como líder da Comissão Europeia.
Comentar