Ciência e sociedade

NASA compartilha IMAGEM espetacular de 'dança' entre 2 galáxias

Nesta semana, a agência espacial americana NASA revelou uma impressionante imagem de duas galáxias presas em uma espécie de dança.
Sputnik
As duas galáxias, capturadas pelo telescópio Hubble, são a NGC 3227 e a NGC 3226. O dueto é mais conhecido coletivamente como Arp 94 e está localizado a aproximadamente 50-60 milhões de anos-luz de distância da Terra.
A galáxia NGC 3227 está à esquerda. É uma galáxia espiral massiva, conhecida como galáxia Seyfert. Tal como a nossa Via Láctea, tem um buraco negro supermassivo no centro. À direita está a NGC 3226, uma galáxia elíptica que a NASA acreditava anteriormente ter canibalizado uma terceira galáxia na área.
Embora não seja muito visível na imagem, há fluxos de maré fraca de gás e poeira entre as duas galáxias.
Galáxias NGC 3227 e NGC 3226, presas em uma dança
É uma imagem espetacular e apenas mais um lembrete de quantas formações de galáxias únicas existem por aí. A NASA diz que o Hubble capturou as fotos como parte de um estudo sobre a medição de massas de buracos negros. A ideia era medir a massa dos buracos negros das galáxias observando a dinâmica do gás no centro.
Embora estas duas galáxias estejam presas em uma espécie de dança e a NGC 3226 se alimente dessa energia constantemente, sua taxa de formação estelar é muito baixa. Em vez disso, parece que o material que cai na NGC 3226 está colidindo com outro gás galáctico. Como tal, a NASA diz que está extinguindo a formação de novas estrelas em vez de alimentá-las.
É uma descoberta interessante e só levanta novas questões sobre como as galáxias formam novas estrelas. A NASA acredita que a NGC 3226 está atualmente em transição de uma galáxia mais jovem e mais ativa conhecida como uma galáxia "azul" para uma galáxia "vermelha" mais antiga.
Ciência e sociedade
Mistério da expansão: dados do Hubble revelam que 'algo estranho' está acontecendo no Universo
Comentar