De acordo com a autoridade, não há água nem linhas de comunicação na cidade, onde tropas ucranianas estão impedindo reparos na infraestrutura de forma deliberada.
Mais cedo, Rogov informou que quatro moradores da região ficaram feridos após os ataques ucranianos no Parque da Vitória e na praia da cidade.
"Depois do bombardeio de ontem [sábado, 8], não há eletricidade, comunicações, nem água na cidade e nos subúrbios. As geladeiras foram descongeladas em lojas. Motores a diesel estão sendo acionados em hospitais para dar suporte a pacientes em estado crítico e para outras operações", disse Rogov.
Militares ucranianos disparam contra posições russas com obuseiro M777 na região de Donetsk, 18 de junho de 2022
© AP Photo / Efrem Lukatsky
Conforme explicou a autoridade, as forças ucranianas bombardearam a usina termelétrica da cidade, localizada ao lado da central nuclear.
"Depois disso a possibilidade de fornecer eletricidade para a cidade foi interrompida", contou.
Segundo ele, equipes de reparo estão na usina tentando restabelecer o funcionamento, "mesmo ainda sob fogo direcionado, tanto por artilharia como por drones".
De acordo com os dados mais recentes, as Forças Armadas da Ucrânia estão concentrando forças significativas na direção de Zaporozhie. As tropas continuam bombardeando distritos e cidades no norte da região, atingindo a infraestrutura, conforme informou o governador interino da região, Yevgeny Balitsky.