"No decorrer do combate contrabateria na área do povoado de Shevchenko na região de Zaporozhie, foram identificadas posições de tiro temporárias e destruídos seis sistemas de lançadores múltiplos de foguetes (MLRS) dos EUA e MARS II da Alemanha", disse Konashenkov.
Além disso, de acordo com o representante oficial da Defesa russa, na República Popular de Donetsk (RPD) tropas russas destruíram uma estação de radar de combate contrabateria ucraniana AN/TPQ-50 fabricada nos EUA.
Na direção ao sul de Donetsk, as unidades russas repeliram um ataque de três pelotões reforçados das Forças Armadas da Ucrânia, ocasionando baixas do adversário, com mortos e feridos totalizando até 80 militares, relatou Konashenkov.
Destaca-se que como resultado do ataque de fogo, as unidades ucranianas foram dispersas e repelidas para as posições iniciais delas.
A entidade militar russa aponta que na RPD foram eliminadas três unidades ucranianas de sistemas de lançamento múltiplo de foguetes Grad.
Militares russos continuam a ofensiva na direção de Krasny Liman, tendo nas últimas 24 horas sido eliminados 50 militantes ucranianos e seis equipamentos militares, aponta comunicado desta sexta-feira (9).
Ao todo, desde o início da operação militar especial foram eliminados 341 aviões, 181 helicópteros, 2.643 drones, 392 sistemas de defesa antiaérea, 7.043 tanques e outros veículos blindados de combate, 924 lançadores múltiplos de foguetes, 3.668 peças de artilharia de campanha e morteiros e 7.522 veículos militares especiais, concluiu o comunicado.