A defesa antiaérea russa interceptou dois foguetes Uragan perto de Kostogryzlovo, região de Kherson, e três mísseis HARM de fabricação norte-americana na área da cidade de Debaltsevo, RPD. "Nas últimas 24 horas foram abatidos três veículos aéreos não tripulados", informou o Ministério de outros sucessos dos especialistas da defesa antiaérea russa.
A Defesa russa também relatou os sucessos durante a luta contrabateria, reportando a detecção e destruição de um canhão M-777 de produção norte-americana perto do povoado de Netailovo. "Era usada para bombardear bairros residenciais de Donetsk", informou o comunicado.
Além disso, em outras localidades foram destruídos mais um canhão M-777, dois lançadores múltiplos de foguetes Grad e um lançador múltiplo de foguetes Uragan, quatro obuseiros Msta-B e dois obuseiros D-20. Foi também registrada a destruição de dois canhões autopropulsados Gvozdika perto dos povoados Krasnogorovka e Prechistovka, RPD.
As unidades de mísseis e artilharia atingiram o posto de comando de reserva da 80ª Brigada Paraquedista de Assalto das FAU, destacou o Ministério da Defesa russo.
Na direção de Kupyansk um ataque da artilharia russa às posições adversárias perto do povoado de Peschanoe eliminou até 30 militares, dois veículos blindados de combate e três carros do inimigo.
Na direção de Krasny Liman as posições da 11ª Brigada da Defesa Territorial ucraniana foram atingidas por fogo de artilharia, com perdas registradas de mais de 40 pessoas, quatro veículos blindados e duas picapes.
Na direção ao sul de Donetsk os militares reportam ter reduzido as forças inimigas em mais de 70 militares, quatro veículos blindados e duas picapes perto dos povoados Prechistovka e Uspenovka, RPD.
No total, desde o início da operação militar especial a Ucrânia perdeu 352 aviões, 192 helicópteros, 2.734 drones, 399 sistemas de defesa antiaérea, 7.267 tanques e outros veículos blindados de combate, 947 lançadores múltiplos de foguetes, 3.729 peças de artilharia de campanha e morteiros e 7.779 veículos militares especiais, concluiu o comunicado.