As escavações foram conduzidas pela Cotswold Archaeology em preparação para um conjunto habitacional pela Taylor Wimpey no povoado Bidwell West, em Central Bedfordshire.
A equipe encontrou um edifício medieval com estrutura de madeira e uma série de valas de cerco medievais, além da peça do jogo de mesa que era feito de uma mandíbula de vaca.
A peça de jogo de Bidwell West tem um diâmetro de quase 6 cm e é decorada no rosto com círculos concêntricos e um design de anéis e pontos. Exemplos semelhantes em tamanho e estilo de decoração foram encontrados em locais por toda a Inglaterra, o que se tornou comum durante os séculos XI a XIII.
A peça de jogo, que tem um diâmetro de quase 6 cm, é feita de uma mandíbula de vaca e teria sido moldada em um torno
© Foto / Cotswold Archaeology
De acordo com a equipe de escavação, "nem sempre é possível identificar a qual jogo as peças de jogos recuperadas de escavações arqueológicas teriam pertencido, porque muitas vezes não há tabuleiro 'sobrevivente'".
"No entanto, é provável, devido à associação com o local medieval, o estilo de decoração e o tamanho, que nossa peça de jogo tenha sido usada para jogar tabula durante o período medieval."
Essas peças eram usadas para jogar vários jogos de tabuleiro, onde dois jogadores normalmente rolavam dados e moviam suas peças através de linhas de marcações. A palavra "tabuleiro" é derivada do latim tabula, que significa principalmente "tábua" ou "prancha", e foi introduzido pela primeira vez na Grã-Bretanha durante o período romano.
Um dos jogos de mesa mais populares jogados pelos romanos era o ludus duodecim scriptorum, que se traduz como "jogo de doze marcações", um jogo jogado usando três dados cúbicos e cada jogador tendo 15 peças.
É provável que o jogo tabula foi refinado do ludus duodecim scripta e continuou a ser jogado no período medieval. Tabula é muito mais semelhante ao gamão e usa duas linhas de 25 pontos.